Astrologia
Astrologia é um estudo milenar que nasceu da associação entre a movimentação dos planetas e o comportamento humano. Ela analisa e ajuda a compreender suas características pessoais e possíveis acontecimentos futuros.
Astrologia é um instrumento que permite observar as relações entre as posições dos planetas no céu e os acontecimentos aqui na Terra. O astrólogo utiliza o mapa astral, que considera a data, o mês, o ano, a hora e o local do nascimento de uma pessoa, ideia ou empresa, para tentar compreender a sua natureza através das posições celestiais. Podemos dizer que a Astrologia é uma linguagem e o astrólogo é um intérprete.
A Astrologia se fundamenta em um paradigma que afirma que todas as coisas que existem no Universo estão inter-relacionadas. Se todas as coisas estão conectadas entre si, a posição dos planetas num determinado momento de nascimento falará sobre essa vida, revelando seu propósito, seus talentos, suas motivações.
O ascendente é o signo que estava surgindo no horizonte no momento de seu nascimento. Representa a manifestação da personalidade para o mundo externo, imagem e impressão causada nas pessoas. São as características que vamos desenvolvendo com maior naturalidade ao longo da vida e que marcarão nossa individualidade. Cada signo ascendente tem uma percepção diferente da vida.
Significados tradicionais: a aparência física, a maneira de começar empreendimentos pessoais, relação pessoal com o mundo externo, impressão causada, experiências que ensinarão mais sobre si mesmo.
Para um estudo mais completo do ascendente, deve ser levado em consideração não apenas o signo, mas eventuais planetas colocados no setor astrológico do ascendente (a chamada casa I).
A localização do planeta que rege o signo ascendente também é importante. Segundo um conceito astrológico tradicional, este planeta é o chamado "senhor" do Mapa Astral, que matiza toda a personalidade de um indivíduo.
Cada signo é o resultado da interação da Terra com um planeta, sendo, portanto, um ângulo da Terra em relação a cada astro.
O signo solar, é aquele que todo mundo conhece, é o resultado da interação de nosso planeta com o astro-rei, o Sol.
Temos também outros signos: o signo lunar, o de Mercúrio, e assim por diante.
Cada um destes signos planetários será estudado em seu Mapa Astral.
O que os planetas significam na Astrologia?
Os planetas revelam funções psíquicas e a forma como estas funções se expressam em sua natureza, a saber:
Sol
Representa a área do seu brilho pessoal e como você o expressa. É também o local determinante do seu poder pessoal.
Lua
Representa suas reações emocionais e seus condicionamentos trazidos da infância.
Mercúrio
Representa a sua comunicação, o seu raciocínio e o seu comportamento mental.
Vênus
Representa as suas prioridades, o que você valoriza, as coisas consideradas belas e suas formas de amar.
Marte
Representa sua força, como sua natureza atua e seu espírito de luta.
Júpiter
Representa o local onde você encontra o sentido da sua existência, as grandes oportunidades e a forma utilizada por você de aproveitá-las.
Saturno
Representa a área onde você atinge a excelência e como você a atingirá. Também mostra quais são ou foram suas principais inseguranças.
Urano
Representa a área da originalidade e onde você veio para revolucionar.
Netuno
Representa também as ilusões que você cria e como lidar com elas.
Plutão
Representa o setor da descoberta de um poder maior do que o seu, a parte da vida que parece ser tomada por uma especial fatalidade e como você pode lidar com isso.
Cada planeta é considerado em três pontos:
O que são Casas Astrológicas e o que cada uma delas representa?
As casas astrológicas são o resultado da divisão do círculo astrológico em doze partes, cada casa equivalendo a uma área específica da vida. Cada casa é ativada por um signo, podendo também ser ativada por um dos planetas. As casas funcionam como portas: