Magia Cigana
Existem diversas versões contadas sobre a origem dos ciganos. Porém, o que é mais aceito na história é de que os ciganos vieram do Norte e Noroeste da Índia Antiga, e se espalharam por diversos países, até se espalharem por toda a Europa, onde ficaram conhecidos por diversos nomes como Gitanos, Gypsies, Boêmios, Zíngaros.
São possuidores de muitas tradições e costumes, eram considerados cidadãos diferentes devido às vestimentas com cores fortes e diferentes adornos que não faziam parte do padrão social. As mulheres eram conhecidas por oferecerem seus serviços de oráculo pelas ruas com cartas e quiromancia. Os homens conhecidos como ferreiros, artesãos e domadores de cavalos.
A magia dos ciganos é extremamente natural, tendo sua base no poder dos quatro elementos: Fogo, Terra, Ar e Água. São conhecedores dos poderes das ervas, das flores, das folhas, da magia dos animais. Grandes dominadores de magias usando o fogo principalmente.
Falar sobre o denso Universo Cigano é tratar de um assunto bastante complexo.
Os ciganos são um povo que valoriza a inteligência e que ensina a força interior que cada um tem dentro de si.
Os ciganos espirituais são Luz, Inspiração, Energia e Amor. Irmãos do Sol e da Lua, os ciganos utilizam-se das forças naturais para realizarem suas magias.
A Lua é o astro mais adorado e cultuado desde o tempo de nossos antepassados. É a forma de culto a divindade mais antiga do mundo. Ela representa a magia de ciclos que estamos influenciados diariamente e de tempos em tempos. Em seu aspecto divino a Lua era venerada como a Mãe Divina, e representa a transformação através de suas fases. A lua é venerada pelos ciganos, em especial a fase cheia, quando normalmente realizam grandes fogueiras para grandes celebrações. Eles a chamam carinhosamente de "marinha".
A Magia Cigana é uma prática que envolve o uso de energias, rituais, costumes e tradições ciganas. Os ciganos usam magia branca natural, trabalhando com energias do Oriente, cristais, incensos, pedras energéticas, cores e os quatro elementos da natureza. Também usam banhos e chás feitos com ervas.
Os Ciganos são um povo cheio de mistério. Com poderes místicos, são conhecidos por ler o futuro nas cartas, nas mãos, além de terem rituais para diversos fins como amor, prosperidade e saúde. De onde será que vem a magia cigana?
A Magia Cigana só pode ser usada para o bem, nunca para fazer o mal a alguém. “Ela visa fortalecer principalmente a família, a saúde e o amor, principalmente o casamento, que é muito importante em nossa cultura”, conta a cigana espiritual Laís do Oriente.
Os ciganos usam a magia para alguns fins específicos, como unir casais separados ou vítimas de magias e ajudar pessoas que sofrem de males em seu lado físico ou foram vítimas de inveja e maledicências na vida familiar.
Magia, aqui, deve ser tomada no mesmo sentido de “misticismo”, isso que ousei definir mais ou menos como uma ciência para os rhomá. Não é algo religioso. Magia, aliás, em seu sentido original, significa exatamente isso – “ciência oculta”. Antes de Newton explicar a gravidade, ela também poderia ser entendida como uma força mágica, uma sabedoria oculta, e de fato era. O próprio Newton, diga-se de passagem, além de físico, foi um proeminente ocultista.
Todos os Ciganos possuem o poder da magia em si, mas não por serem especiais e sim porque este é um povo que crê nos ventos, escuta a voz dos pássaros e sabe ouvir a voz do Deus oculto e infinito que habita a alma de todos nós.