Cirurgias Espirituais
"Não basta suplicar a intercessão aos bons, convençamo-nos de que a nossa renovação para o bem, com Jesus, é sagrado impositivo da vida. Não basta restaurar simplesmente o corpo físico. É inadiável o dever de buscarmos a cura espiritual para a vida eterna".
(Chico Xavier)
As cirurgias espirituais são realizadas por um médico do mundo espiritual atuando sobre alguns médiuns (equipe de profissionais médicos), através da imposição das mãos destes mesmos médiuns e são feitas no campo do corpo espiritual (perispírito), ou seja, não há cortes no corpo físico.
Após a realização da cirurgia espiritual, os efeitos serão assimilados aos poucos pelo corpo físico, é de extrema importância que para o sucesso da cirurgia o repouso seja cumprido corretamente conforme será indicado, caso não cumpra é possível que sinta alguma dor ou desconforto ou mesmo não perceba melhora no problema que foi tratado.
Não podemos esquecer que o êxito da operação se dá principalmente pelos pensamentos positivos,comportamento, fé em Deus e o merecimento de cada pessoa e dependendo do merecimento do paciente este poderá se concretizar na auto-cura, vindo para o corpo físico ainda nessa encarnação.
No livro Nos Domínios da Mediunidade, psicografado por Chico Xavier, André Luiz (autor espiritual) explica que "assim como o corpo físico pode ingerir alimentos venenosos que lhe intoxicam os tecidos, também o organismo perispiritual absorve elementos que lhe degradam, com reflexos sobre as células materiais".
Estas manifestações físicas são conhecidas por doenças psicossomáticas. As doenças psicossomáticas podem se manifestar nos diversos sistemas orgânicos de nosso corpo. Por exemplo doenças gastrointestinais podem advir de "descargas" espirituais. O organismo perispiritual repleto de energias negativas decorrentes da raiva, do ódio acaba por desviar esta mesma energia negativa para o estômago criando ambiente propicio para o surgimento de úlceras, gastrites e outras doenças do sistema digestivo.
Todo e qualquer pensamento, emoção, sensação, ou sentimento negativo, gera no perispírito um acumulo de energia negativa. O organismo perispiritual adquire uma forma mais densa e sua cor fica mais escura, por causa da absorção dessas energias nocivas. Imagine que você vai fazer um bule de café. O coador, inicialmente está limpo. Ao colocar o pó de café e adicionar a água quente forma-se a borra, que é o mesmo pó só que molhado. Mesmo que você tente limpar o coador ele permanecerá manchado. Se o coador for de pano levará um certo tempo para limpá-lo, o mesmo ocorrerá se for de papel.
O mesmo ocorre com o espírito. Ainda que o organismo perispiritual absorva a maior parte das energias negativas e possa até "descarregar" esta substancias no corpo físico, o espírito ficará "manchado". Necessitará de uma limpeza mais profunda. A encarnação em um corpo doente ou predisposto a uma doença mais grave contribui para que essa limpeza seja efetuada mais rapidamente.
Deve ficar evidente que estamos envolvidos pela lei maior [Lei do Amor]. Deus em sua Sabedoria infinita não deseja o sofrimento do ser humano. Há, na literatura espírita, exemplos de personagens que utilizaram outros meios de se harmonizarem com a lei cósmica do amor. Embora tenham descumprido com as regras maiores, escolheram tarefas voltadas para o bem da humanidade, ou para o bem das comunidades onde viveram, resgatando com o bem o mal realizado em outras vidas.
A limpeza kármica pode e dever ser realizada sem o sofrimento. Ocorre que muitos espíritos buscam aprimorar-se mais rapidamente escolhendo muitas vezes a doença como meio de expiar o mal feito anteriormente.
Como ocorre com tudo mais que envolve tratamentos espirituais, a seriedade de um centro onde se pratica "cirurgia espiritual" costuma ser avaliada pelos espíritas a partir de dois critérios básicos: as cirurgias não devem ser cobradas aos doentes e o centro onde elas ocorrem deve insistir para que os doentes não abandonem de forma alguma o tratamento médico convencional que vem fazendo ou que procurem atendimento médico caso não o tenham ainda feito.
Não são consideradas verdadeiras as práticas que cobram algum valor material ou qualquer tipo de favor em troca das cirurgias, pelo espiritismo, uma vez que isso iria de encontro com o pressuposto básico do espiritismo, que é a caridade.
Algumas Observações Para o Tratamento Espiritual