Por PAULA CRISTINA
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6 de setembro de 2024
Quando falamos em São Cosme e São Damião lembramos, na hora, da tradição de distribuir doces para as crianças no dia 27 de setembro. Na família da Senda dos Orixás isso acontece há muitos anos. Nós aqui da Senda dos Orixás acreditamos que as crianças esperam por esta época, não só as crianças da Terra como também as crianças do Céu, e é por isso que todos os anos nos dedicamos a preparar uma festa bem divertida, mais em agradecimento, à perpetuação, à repercussão da fé que continua. Mas você sabe como começou esse hábito? Ou até mesmo quem foram esses santos para quem tantas pessoas fazem promessas? Para a religião católica, Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos, considerados curandeiros - médicos na comunidade onde viviam. Para o catolicismo, não havia nenhuma ligação entre os irmãos e as crianças ou a distribuição de doces. Essa prática veio da associação que os escravos fizeram de Cosme e Damião a orixás da Umbanda e do Candomblé: os Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã, pois como havia muita repressão na época da escravidão no Brasil aos cultos africanos, os negros precisavam adorar suas divindades sempre associando a algum santo católico. E foi isso que aconteceu com São Cosme e São Damião. Na Umbanda, a festa de Cosme e Damião é uma celebração que homenageia os irmãos gêmeos como divindades protetoras das crianças. A festa é marcada pela distribuição de doces para as crianças, que fazem fila para receberem as guloseimas. A celebração da festa de Cosme e Damião na Umbanda tem algumas características: A festa é uma forma de agradar aos orixás Ibejis, que representam as crianças. A festa é também conhecida como festa de erê ou festa da ibejada. A festa envolve a distribuição de doces, como bombons, pirulitos e biscoitos. Os doces são distribuídos por toda a festa, pelos erês, com o respectivo médium. A festa é uma forma de demonstrar devoção aos santos, mas também de pedir proteção e agradecer por graças obtidas. A história aponta que Cosme e Damião captam energias positivas e distribuem para os lares e terreiros, principalmente para as crianças.