O Evangelho no Lar é uma prática que consiste no estudo da Doutrina do Cristo em família, com o objetivo de compreender melhor o Evangelho e aplicá-lo no dia a dia. É, no lar que os Espíritos se reencontram, sob o mesmo teto, na condição de pais, filhos e irmãos; nesse ambiente, são oferecidas as oportunidades de novo aprendizado moral, possibilitando aos reencarnados exercitarem-se no campo afetivo, desenvolvendo a fraternidade, a solidariedade, enfim, os sentimentos derivados do amor. Assim, a função educadora e regeneradora da família é extremamente delicada e importante, quando se atribui à reencarnação a oportunidade de ascensão na escala evolutiva, através de novas experiências, no campo intelectual e moral.
O que é o Evangelho no Lar?
- É o estudo em família da doutrina do Cristo.
Por que fazer o Evangelho no Lar?
- Para compreender melhor o Evangelho , levando-o para o dia-a-dia.
- Para harmonizar a ambiência do lar, facilitando o auxílio dos mentores espirituais, uma vez que a prece e o estudo colocam a família em sintonia com esses benfeitores.
Roteiro para a realização do Evangelho no Lar:
- Marcar dia e horário
Escolher um dia e horário da semana e convidar todos aqueles que moram conosco, se não puderem ou não quiserem participar, faremos sozinhos, só fisicamente, na certeza de que Jesus se fará presente através de seus Mensageiros. - Prece Inicial
Prece simples e espontânea. Podemos fazer a Prece do “PAI NOSSO”, ensinada por Jesus, pausadamente, prestando atenção em todas as suas frases. - Leitura do Evangelho de Jesus
Utilizando “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, começar no Capítulo 1 e ir até o Capítulo 28 na Oração Dominical (Pai Nosso), lendo um item ou um pequeno trecho sempre em sequência. Se houver crianças ou adolescentes convidá-los para participar. - Comentários sobre o texto lido:
Refletir sobre a leitura, relendo as frases que mais chamaram atenção.
Devem ser breves e simples, com participação de todos os presentes que quiserem. Evitarmos criticar os comentários das outras pessoas e procurar usar as orientações lidas para NÓS MESMOS. - Vibrações:
Vibrar é emitir e doar sentimentos e pensamentos de amor, tranquilidade, saúde e paz. Vibrar é amar em pensamento!
Vibrar pela fraternidade, paz e equilíbrio de toda a humanidade.
Vibrar pela expansão e vivência da mensagem de Jesus em todos os lares.
Vibrar pelo nosso lar, envolvendo a nossa família em vibrações de amor e harmonia para que haja união e paz entre todos. - Segundos de Silêncio:
Para que cada um possa falar com Deus no silêncio do seu coração, pedindo proteção e amparo para a preocupação de ordem sentimental, material, física ou espiritual que está passando no momento. - Prece de encerramento:
Simples e espontânea, agradecendo a Deus todo o amparo que nos dá e que muita vez nem percebemos. Aqui também podemos fazer a Prece do “PAI NOSSO”, ensinada por Jesus, pausadamente, prestando atenção em todas as suas frases.
Benefícios do Evangelho no Lar:
- Compreensão do Evangelho - auxilia na compreensão dos ensinamentos cristãos e na valorização de Jesus como Mestre;
- Harmonia familiar - contribui para a harmonização do ambiente familiar e para o desenvolvimento do sentimento de fraternidade;
- Autoconhecimento - ajuda no autoconhecimento e na valorização de Jesus como Mestre;
- Vivência equilibrada - contribui para a vivência tranquila e equilibrada da família;
- Amparo espiritual - facilita o amparo espiritual e material, mantendo os princípios da oração e da vigilância.
Algumas recomendações para o Evangelho no Lar são:
- Evitar que a reunião se transforme em uma reunião mediúnica;
- Evitar comentários desrespeitosos a outras religiões ou pessoas;
- Manter o equilíbrio físico, mental e espiritual, evitando bebidas alcoólicas, alimentação pesada, fadiga mental, brigas, discussões e condutas inadequadas.
Sugestões de livros para estudo no Evangelho no Lar:
- O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Alan Kardec
- O Livro dos Espíritos, de Alan Kardec
- Pão Nosso, de Francisco Cândido Xavier
- Fonte Viva, de Francisco Cândido Xavier
- O Espírito da Verdade, de Francisco Cândido Xavier
- Parábolas Evangélicas, de Rodolfo Calligaris
- Pai Nosso, de Francisco Cândido Xavier (para as crianças)
- Alvorada Cristã, de Francisco Cândido Xavier (para as crianças)