Reiki
O Reiki é uma técnica de canalização da energia universal repassada através do toque e da imposição das mãos. O significado é Energia Vital (Ki), direcionada e potencializada pela Energia Universal (Rei).
O objetivo dessa prática é restabelecer, por meio de limpeza, desbloqueio e ativação de seus chackras e meridianos, o equilíbrio energético vital “Ki” da pessoa que recebe o tratamento, harmonizando-a energeticamente para ativar o sistema de autocuidado e restaurar a saúde.
A prática foi redescoberta no Japão no início do século XX por Mikao Usui e remonta à antiga arte budista de canalizar a energia através das mãos.
A captação dessa energia se dá por uma sintonização, em que a energia entra pelo chakra Coronário do reikiano, localizado no alto da cabeça, passa pelo chakra Cardíaco, localizado na área do coração. Assim, de lá é distribuída para as mãos, por onde é transmitida, tanto para o próprio reikiano na autoaplicação ou para outra pessoa, animal, planta ou o ambiente.
Em 27 de março de 2017, a prática foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, através da Portaria nº 849.
Na Aplicação, o Reiki atua ativando e recompondo a energia vibracional da pessoa, também conhecida como aura — onde estão localizados os corpos energéticos, camadas sutis de energia que estão redor do corpo físico.
Como a vibração da energia Reiki é de frequência mais alta (sutil), as energias dissonantes tendem a buscar o equilíbrio, ou seja, aumentar a vibração, limpando e reativando nossos centros de energia, meridianos e padrões energéticos.
Dessa forma, a energia flui em perfeita harmonia e equilíbrio, retornando a um fluxo natural e saudável.
O Reiki pode complementar todos os tipos de tratamentos e terapias, sejam eles de medicina tradicional ou terapias integrativas e complementares, ampliando os efeitos positivos dessas técnicas sem qualquer contraindicação. A prática do Reiki é segura e não gera nenhum efeito colateral e nem está ligado a uma religião, podendo ser realizada em pessoas de diferentes origens e crenças. Também pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas terapêuticas, como a Apometria, Aromaterapia, Cromoterapia, Mesa Radiônica, Radiestesia e Florais de Bach.
O Reiki também pode ser aplicado a distância, desde que o mestre tenha uma formação mais avançada, já que ele precisa acessar a energia do paciente sem estar próximo. Antes da sessão, o paciente pode explicar quais são as principais questões que quer trabalhar para que a terapia seja mais assertiva. O mestre reikiano pode fornecer uma meditação guiada ou pedir para que a pessoa fique em um lugar calmo para relaxar enquanto recebe o Reiki.
Principais Benefícios da Aplicação de Reiki
A realização do Reiki envolve a transferência de energia vital que faz com que o corpo fique em equilíbrio, gerando sensação de bem-estar, melhorando o humor e promovendo a saúde fisica.
Neste tipo de terapia se usa técnicas de meditação e exercícios de respiração, levando a alguns benefícios como: